segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Editor responsável pela Editora Kawo Kabiyesile, Raphael Cloux Cloux, em encontro com o jornalista e pesquisador sueco Lennart Kjorling na cidade de Estocolmo. Na ocasião o editor apresentou os livros Hegemonia e Resistências no Brasil: História, política e educação; e, MSTS/MSTB: A trajetória do Movimento dos Sem Teto de Salvador / Bahia para o jornalista. No encontro foram trocadas informações sobre as experiências de luta social e política no Brasil e na Suécia juntamente com a arquiteta francesa Marylia Cabane e a professora brasileira Aline Lacerda.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Livros da Editora Kawo-Kabiyesile passam a ter distribuição na Europa.


A Editora Kawo Kabiyesile acaba de fechar parceria com a Librarie Portugaise et Bresilienne para vendas, distribuição e divulgação de seus livros para a França e toda a Europa (pela livraria situada em Paris e pelo seu sistema on-line). Importante conquista editorial para a difusão dos saberes produzidos pelos autores brasileiros.
Os livros jás estão disponíveis pelo sistema on-line: www.librairie-portugaise.com

Lançamento em Porto Seguro (Bahia) do Livro HEGEMONIA E RESISTÊNCIAS NO BRASIL: História, Política e Educação.


Ocorrerá no próximo dia 30/11/2012 às 19h na livraria O Livreiro na cidade de Porto Seguro (Bahia) o Lançamento do Livro Hegemonia e Resistências no Brasil: História, política e educação. O evento contará com a presença dos autores Francisco Cancela e Caroline Lima.
Endereço: Livraria O LIVREIRO - Rua do Mangue, 298, Centro (73-3268-0345)

sábado, 18 de agosto de 2012

Apresentação do Livro Hegemonia e Resistências disponível em formato digital

Caro(a) Leitor(a),
Você pode ter acesso ao texto da apresentação completo em formato digital e gratuito do livro HEGEMONIA E RESISTêNCIAS NO BRASIL: HISTÓRIA, POLÍTICA E EDUCAÇÃO clicando no link a seguir: https://docs.google.com/document/d/1wc3zRToVQER_ABjsVGUuWmwFGTIodxD95XTS2iUqp2w/edit

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Publicado Segundo Livro da Editora Kawo-Kabiyesile

Os professores Raphael Fontes Cloux e Edemir Brasil Ferreira reuniram um conjunto de militantes socialistas da Bahia, no primeiro semestre de 2012, para aglutinar um conjunto de reflexões e análises de experiências relacionadas a movimentos da hegemonia e resistência no Brasil. Produções oriundas de pesquisas realizadas ao longo dos últimos quatro anos e que culminaram numa sistematização de temas e articulação de um grupo de intelectuais socialistas para disputar uma visão contra-hegemônica na sociedade brasileira. A sistematização deste trabalho culminou em livro publicado no mês de julho de 2012 pela Editora Kawo-Kabiyesile. Contato e Vendas: editorakawo@gmail.com

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Publicação da Segunda Edição do Livro sobre os Sem Tetos da Bahia


A segunda edição do livro MSTS/MSTB: A Trajetória do Movimento dos Sem Teto de Salvador/Bahia, de autoria do historiador e doutorando Raphael Fontes Cloux, ocorrerá pela Editora Kawo-Kabiyesile. A obra é pioneira no levantamento e sistematização de dados históricos e atuais de diversas ocupações realizadas pelos movimentos de luta pela moradia.

"O MSTS/MSTB vem demonstrando ser um movimento social de luta contra-hegemônica à atual sociedade, pois além da reivindicação pela moradia e reforma urbana, almeja construir Comunidades do Bem Viver, inspiradas em laços de fraternidade e comunhão como as experiências históricas de Canudos e dos Quilombos”, ressalta Raphael Cloux, mostrando a importância das experiências de ocupação para o planejamento urbano da cidade. Os bairros Mussurunga e Estrada Velha do Aeroporto foram os primeiros a serem ocupados na capital baiana por cerca de 700 famílias, em 2003 (ano de sua fundação). Em janeiro de 2007, mais de 100 mil famílias encontravam-se como sem tetos em salvador e nestes 4 anos organizaram cerca de 52 ocupações pela cidade. "Isto demonstra que o Movimento não perdeu sua vitalidade e capacidade de enfrentamento", afirma o autor.

O livro é fruto da pesquisa de Mestrado feita por Cloux em 2006 e 2007, através do Programa de Desenvolvimento Regional e Urbano da Universidade Salvador. O interesse pelo tema surgiu durante a sua participação em ocupações do MSTS/MSTB, identificando a necessidade de aproximar a pesquisa acadêmica dos movimentos sociais e investigar como estes vêm construindo alternativas a diversas problemáticas sociais, culturais e ambientais. Com os resultados da pesquisa, reafirma a importância de registrar a história construída desde o presente, como afirma a Dra. Lina Aras no prefácio da obra "O trabalho de Raphael Fontes Cloux vem para demonstrar que o ofício do historiador pode e deve ser exercitado simultaneamente à sua existência e à militância política".
O lançamento está previsto para o mês de março de 2012 mas os exemplares já podem ser adquiridos diretamente com a editora pelo editorakawo@gmail.com